Arquivo da categoria: Notícias

Boas notícias, mas…

Gentes!

Como pode ter chegado aos ouvidos e olhos de alguns, a Secretaria de Habitação entrou em um acordo com a Mauá e o prédio será desapropriado. A notícia saiu no site do Rede Brasil Atual. Clique aqui para conferir. No entanto, como a Neti comenta na notícia:

O jogo só termina quando acaba e nós ficaremos atentos até que esteja tudo certo. Mas é uma luz, uma vitória muito grande

Aparentemente, segundo conversa com a Neti, isso ainda não garante a permanência da ocupação. A prefeitura irá entrar com pedido de suspensão da reintegração de posse, mas isso ainda não se concretizou.

No domingo iniciou-se um mutirão na ocupação para melhorar as instalações e tentar reverter a decisão de despejo, a qual é baseada em argumentos que alegam que o prédio é inadequado à ocupação atual. Muita coisa já foi feita, mas ainda há muito por vir.

Enfim, bons ares novamente, mas não ainda não suficientes para garantir a paz.

Abraços!

Anúncios
Etiquetado , , , ,

De volta – reintegração de posse marcada

Amigos e amigas,

muito tempo depois do último post, cá estamos de novo. Talvez como um só, talvez como mais do que havia inicialmente no grupo.

A Mauá passou por um tempo de boas esperanças depois que o DIS (Decreto de Interesse Social) foi concedido ao prédio, pois tudo parecia estar se encaminhando bem. Porém, neste ano foi dada a triste notícia de que uma reintegração de posse foi marcada para o dia 15 de abril. Confesso que não sei bem o que está ocorrendo, mas a omissão não me parece digna.

Depois de um bom tempo de afastamento, é hora de unir forças novamente e descobrir novos caminhos pra se fazer as coisas! Mais do que uma declaração, isto é um convite a quem mais tiver energias e disposição para isso, que, por ora, nem sei o que pode ser. Amanhã estarei lá e talvez tenha um rumo esboçado.

Para relembrar ou conhecer, este vídeo foi gravado logo depois do decreto:

O blog da Rolnik comenta também sobre o assunto. Cliquem aqui para dar uma olhada.

E vamos recomeçar e seguir seguindo!

Abraços!

Bruno

Etiquetado , ,

Mauá vai ser desapropriada!

Gente!

Melhor notícia que esta não há! A Mauá, assim como outros prédios, será desapropriada. Ouvir essa notícia e sentir que foi possível colaborar minimamente com isso vale ouro!

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/prefeitura-desapropriara-nove-predios-no-centro-para-moradia

Particulamente, vou me afastar do trabalho na ocupações por um momento, e por isso também faço questão de assinar pessoalmente este post. Nada melhor do que encerrar uma fase da vida com essa notícia! Provavelmente este será meu último post neste blog.

E vamos que vamos, seguindo em diferentes caminhos, buscando as mesmas coisas!

Abraços!

Bruno

Etiquetado

Mauá na Carta Capital e mais trabalhos!

Olá, gente!

Nesses últimos dias, estivemos na ocupação para ajudar as lideranças a elaborar um dossiê das ocupações do MSTC que será apresentado à Secretaria de Habitação de São Paulo. A ideia é compilar as informações e auxiliar o processo de transformação desses edifícios em habitação popular. Entre eles, logicamente, está a Mauá. Se tudo der certo, nesta semana ajudamos a finalizar o material e ele estará pronto para ser entregue aos gestores responsáveis.

Enquanto isso, estivemos em contato com o Piero, da Carta Capital, que fez uma bela reportagem para o site da revista. Para quem quiser dar uma olhada, só clicar aqui ou na imagem abaixo! Essas fotos, que estão na reportagem, mostram como os moradores vêm melhorando o espaço da ocupação. Além da pintura da fachada, foram trocadas as tubulações de esgoto, refeitas algumas pinturas de áreas comuns internas e melhoria do quadro de luz (em que ajudamos também).

motagemmaua2

Fachada da Mauá, antes e depois. Fonte: site da Carta Capital

Até!

Etiquetado , , , ,

Sarau na Mauá e reportagem

Gente!

Neste sábado, dia 15/9, às 15h, vai ter sarau da COOPERIFA na ocupação Mauá. Um evento pra quem é da ocupação e pra quem é de fora. Quem ainda não conhece, bora entrar lá, curtir um sarau e saber um pouco mais da realidade da Mauá. Pra quem tem Facebook: http://www.facebook.com/comunidademaua

Outra coisa: ontem passou uma reportagem bastante interessante sobre moradia na Record e a ocupação Mauá é um dos destaques. Neti, Nelson, Carmen e outras pessoas da ocupa e do MSTC aparecem e fazem suas falas.

Quem não viu e quer dar uma espiada, recomendo! Independentemente de opiniões sobre a emissora e tudo mais, vale a pena ver o vídeo.

Link para a reportagem no site da Record.

Abraços!

Etiquetado , , ,

PM na Mauá

Notícia sobre ação policial na Mauá, sem mandado. É triste quando começamos a relacionar essas ações pontuais dentro de uma lógica maior na cidade. No que se quer da nossa cidade.

http://www.vermelho.org.br/pi/noticia.php?id_secao=8&id_noticia=192503

Etiquetado , ,

Boas novas!

Gentes!

Depois de alguns meses de apreensão, temos uma ótima notícia: a reintegração de posse foi adiada! A advogada da ocupação entrou com alguns recursos e conseguiu suspender a decisão do juiz! Agora, não há previsão de despejo, e as famílias podem respirar em paz. Grande vitória!

Se quiserem ler mais sobre o assunto, cliquem aqui!

Um sopro de esperança em meio a tanta coisa acontecendo. A Mauá há de ficar, e a função social da propriedade há de ser reconhecida e cumprida.

Avante!

Etiquetado , , ,

Quem não luta tá morto FEST

Galera,

o pessoal da ocupa tá organizando um festival de dois dias lá na Mauá. Muita música, comida e alegria, pra celebrar a luta por moradia em São Paulo e descontrair.

O evento está no facebook: http://www.facebook.com/events/372249616163096/

Bora aparecer, conhecer a ocupação e trocar uma ideia!

Abaixo, as informações que estão no facebook

Abraços!

” A festa acontecerá no dia 30/06 e 01/07, com início previsto para as 14 horas e encerramento às 22 horas nos dois dias

Contará com grupos de Rap, Punk Rock, Mpb.

Terá a exibição de documentários nos dois dias inteiros, comes e bebes, exposição de zines e lançamento do zine Intervençao #02 e por fim haverá uma apresentação do MSTC (Movimento Sem Teto do Centro). O convite é para somarmos forças, que através de sua arte nós possamos transformar ao nosso redor.

SEM DROGAS NA OCUPAÇÃO!

Apresentações:

Sábado:

  • Operação M.A.F.U.
  • Rima Fatal
  • Família 4 Vidas
  • Mahins
  • Odisséia das Flores
  • Kob82
  • Trankarua
  • Discrepante
  • Liberdade e Revolução
  • Invasores de Cérebro

Domingo: 

  • Consistência Ideológica
  • Lua Rodriguez
  • Quilombrasa
  • Ruído Negativo
  • Amanda NegraSim
  • Alienistas
  • Anti-Corpos

A entrada é sua solidariedade …
Doações de alimentos e roupas que devem ser entregues  a moradores de rua e aos moradores das ocupações Prestes Maia e Mauá.”

Etiquetado , ,

Ocupação Mauá na mídia

Gente,

a Mauá tem aparecido bastante na mídia nesses tempos. Depois da gravação do clipe do Mano Brown, outros artigos/notícias relatando a situação da ocupação saíram. Deem uma olhada!

No blog da Raquel Rolnik: Ocupação Mauá: é possível uma solução, mas tem que ser já!

Rede Brasil Atual: Empresários sem-teto movimentam ocupação no centro de São Paulo

Brasil de Fato: Ocupação Mauá Resiste

No mês que vem, haverá a reunião com a PM. A advogada da ocupação continua na busca de ferramentas jurídicas que possam reverter a decisão de reintegração. Há muita apreensão, mas também muita esperança.

Vamos indo, fazendo o possível!

Abraços!

Etiquetado , , ,

Mauá, a unha encravada

Em meio ao turbilhão de acontecimentos que ronda a ocupação, Mano Brown gravou o clipe “Marighella” dentro da Mauá. Falando sem a enrolação e pedância de muitos urbanistas e políticos, expôs de forma clara por que defende a permanência da ocupa:

“… e aqui eles tão perto de tudo, e isso tem um preço. Estar perto do progresso tem um preço. Morô? Então eles querem cobrar esse preço deles. Você não tem direito de estar perto do hospital, você não tem direito de estar perto da estação do trem, você não tem direito de estar perto do metrô, você não tem direito de estar a 5 minutos do seu trabalho. Você tem que ir lá pro fundo, onde as pessoas que não têm direito estão. Morô? ”

A reportagem da TvFolha fala um pouco sobre o clipe, sobre a ocupação e tudo mais. Reportagem excelente!

Curtam aí, e vamos fortalecer essa luta!

Etiquetado , , ,